NOSSO ESPAÇO VOA PARA O INFINITO! BUSCAMOS O SABER E ATRAVÉS DELE NOSSA TRANSFORMAÇÃO. CONVIDAMOS VOCÊ A PARTICIPAR DE NOSSA EXPERIÊNCIA. SEJA BEM-VINDO!



















































































































































































































































Memorial Ieda

" Escuta, eu não quero contarte o meu segredo,

quero apenas contarte minha ternura.

Ah! Em troca de tanta felicidade que me dás,

eu te pudesse repor-Eu soubesse repor-

No coração despedaçado

As puras alegrias de tua infância".

(Manuel Bandeira)





Demorou mas, eis-me aqui.Quantos conflitos antes de iniciar esse memorial!!Como começar?O que relatar ?Qual aspecto da minha história privilegiar?Dúvidas,ressistência....Ufa!!

Pequena menina,cheia de sonhos,olhinhos puxados ,buchechuda,cabelos lisinhos com pontas cacheadas.

Foi assim pequenina que iniciei meus estudos em escola pública brasiliense e assim segui por toda minha vida acadêmica.Minha inspiração para o magistério veio de fato, com um vídeo que assisti na tv cultura, onde a professora ministrava uma aula de ciências, me encantei e disse pra mim mesma que era isso que queria fazer( ser professora) só que, eu já estava no 1º ano do Ensino Médio iniciando 4º bimestre então,decidi repetir aquele ano e fui atrás do meu sonho fazer o curso normal.

Nos anos em que estive em tempo integral na escola ,aprendi muito, principalmente a abrir mão do pensamento crítico para analisar o mundo ao redor.Sempre gostei de pessoas,por isso mesmo, disciplinas sociais e do campo da psicologia sempre me atraíram e no magistério essas matérias são bastante estudadas.Tive excelentes professores(as), desenvolvi muitas habilidades,as vezes penso que se fosse em outro curso, jamais teria essa possibilidade.

O magistério me deu várias oportunidades, inclusive de realizar também um papel social na comunidade em que semprevivo ,Ceilândia.

Como moradora da cidade , sinto-me útil , pois através do meu trabalho divulgo conhecimento e experiência, construindo saber com os alunos, inclusive usando minha vida como exemplo .

Minha história profissional tem muitos altos e baixos porque ,ao mesmo tempo em que me sinto útil ,também sinto o peso do descaso e da desvalorização da profissão,além da dificuldade que é trabalhar com algumas comunidades.

Fiz vários cursos de formação ao longo desses anos,alguns muitos bons outros nem tanto...assim sigo meu caminho, as vezes com esperanças renovadas, outras com uma revolta que me conduz ao embate, reclamo ,reclamo, por isso mesmo tento mudar, as vezes sinto tanta esperança dispersa,tanto talento jogado fora...

Por onde passo tento distribuir boa energia, ânimo, a-le-gria.

"O segredo não é correr atrás das borboletas...È cuidar do jardim para que elas venham até você". Mário Quintana


Ieda

terça-feira, 31 de maio de 2011

Conceituando Andragogia

Andragogia foi definida por Malcom Knowles com a arte e a ciência de ajudar o adulto a aprender.Vamos primeiramente conceituar o adulto: Indivíduo maduro o suficiente para assumir responsabilidades por seus atos diante da sociedade.Temos mais quatro aspectos da capacidade humana: o sociológico,biológico,psicológico e jurídico.O sociológico são os padrões econômicos, o biológico é a potencialidade de reprodução da espécie. O psicológico diz respeito ao equilíbrio do indivíduo e o jurídico se refere às normas legais para o relacionamento público do cidadão.Concluindo não podemos divorciar do contexto social, pois é o acordo entre os indivíduos da sociedade que estabelece o padrão da vida comunitária.
A instrução para adultos precisa focalizar mais o processo e menos o conteúdo que está sendo ensinado.Estratégias como estudos de casos,encenações,simulações e autoavaliação são muito úteis.Listamos a seguir 5 princípios fundamentais da Andragogia:
1.)Autonomia
O adulto sente-se capaz de tomar suas prórpias decisões (auto-administrar-se) e gosta de ser percebido e tratado como tal pelos outros;
2.)Experiência:
A experiência acumulada pelos adultos oferece uma excelente base para o aprebndizado de novos conceitos e novas habilidades;
3.)Prontidão para a Aprendizagem:
O adulto tem maior interesse em aprender aquilo que está relacionado com situações reais de sua vida;
4.)Aplicação da Aprendizagem:
As visões de futuro e tempo do adulto levam-no a favorecer a aprendizagem daquilo que possa ter aplicação imediata, o que tem como corolário uma preferência pela aprendizagem centrada em problemas em detrimento de uuma aprendizagem centrada em áreas de conecimento.;
5.)Motivação para aprender:
Os adultos são mais afetados pelas motivações internas que pelas motivações externas. Vale lembrar que as motivações externas estão ligadas ao desejo de obter prêmios ou compensações ou seja, ao desejo de evitar punições:motivações internas estão ligadas aos valores e objetivos pessoais de cada um.
Decorrem destes princípios alguns conceitos importantes para o projeto de ambientes e processos educacionais:
-Adultos querem entender o porquê da necessidade de aprender uma certa coisa.
-Adultos gostam de aplicar seu conhecimento prévio no processo de aprendizagem.
-Adultos interessam-se mais pela aprendizagem de coisas que possam aplicar imediatamente.
-Os processos de aprendizagem voltados para adultos devem ser centradosem problemas e não em conteúdos (sempre que cabível).
(Paula de Waal e Marcos Telles - Junho/2004)

4 comentários:

  1. Queridas,

    está sendo um prazer acompanhar a produção de vocês. O texto narrativo flui com facilidade e as leituras realizadas são bem sintetizadas. O layout está suave e as imagens acolhedoras.
    abraços

    Rita

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!

    Concordo com a Rita e ainda ouso dizer que está Barbie.

    Bjs

    Mag

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine!

    Bela história no seu memorial. Não sabia desse seu lado escritora.

    Bjs

    Mag

    ResponderExcluir
  4. Belo texto garota como também a reflexão e trajetória.

    Abraços.

    Joana Eleutério

    ResponderExcluir

A experiência e o saber da experiência

Texto de Jorge Larroca Bondia



Experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Para o autor, o mundo moderno é caracterizado pela pobreza da experiência. Essa convicção vai de encontro ao senso comum, que acredita na supervalorização das informações como um subsidio para a construção do conhecimento.

No entanto,para o autor, a informação não faz outra coisa além de cancelar nossas possibilidades de experiência. A sociedade da Informação pensa a sociedade como um mecanismo de processamento da informação, e, na verdade, nessa sociedade, a experiência torna-se impossível.

A obsessão pela opinião anula as possibilidades de experiência e, também, faz com que nada aconteça. O par informação/opinião permeia as ideias sobre a aprendizagem, inclusive sobre o que os pedagogos e psicopedagogos chama de aprendizagem significativa.

Ademais a experiência é cada vez mais rara, por falta de tempo. O sujeito moderno não somente está informado e opina, mas também é um consumidor voraz e insaciável de notícias, de novidades, um curioso impenitente,eternamente insatisfeito.Assim a velocidade e o que ela provoca e a falta de silêncio e de memória são também inimigas mortais da experiência.

Para entender o que seja a experiência, é necessário remontar aos tempos anteriores à ciencia moderna. Durante séculos o saber humano havia sido entendido como uma aprendizagem no padecer, naquilo que nos acontece.Este é o saber da experiência:não se trata da verdade do que são as coisas, mas do sentido ou da falta deste ao que nos acontece.

Desenvolvimento de Habilidades do Sec.XXI na Educação Moderna

O desenvolvimento de habilidades do Sec.XXI na Educação Moderna

a) Visa obter melhorias na aprendizagem

. Através de novas atitudese introduzindo novas metodologias

b) Para tal pressupoem o desevolvimento de habilidades e competências

.Que giram em torno dos eixos: Linguas, matemática,Alfabetização Financeira,Economica, Comercial,Empresarial, Civica,Saúde e Bem-estar,Alfabetização Visual em TI e Midia.

.Criatividade e Inovação, Comunicação e colaboração,Flexibilidade e adaptabilidade;trabalhar conexões;Tomadas de decisão; Comunicação oral e escrita; Conectividade;pensamento critico,uso da Evidencia,Abastração,etc.

c) Que requerem para seu êxito:

.Rompimento de antigos conceitos e metodologias;

.Reinvenção formador - Habilitado e orientador;

Reinvenção do aluno: pró-ativo na aprendizagem

d) Objetivando Resultados:

.Acompanhar o mundo moderno;

.Negociar mudanças constantes;

.Reinventar novas situações com êxito;

.Desenvolver habilidades de pensamento em nivel elevado.

e) Obstáculos a serem ultrapassados

.Melhorar a Formação Discente;

.Descontruir pressas;

.Manter formação continuada;

.Desenvolver método eficaz para avaliação.

(Texto - Pedro Demo - 2010)















Contrato Didático

"Na escola,há um contrato de prestação de serviços celebrado com as famílias dos alunos. Há um outro, implícito,entre o professor e o aluno; é o Contrato Didático.Nele, os contratantes também assumem compromissos que envolvem direitos e deveres.O professor compromete-se com a competência no ensinar e no valiar a aprendizagem. E o aluno, com a aprendizagem significativa de conteúdos relevantes que lhe são propostos. Em contrapartida aos deveres assumidos, o professor tem o direito ao respeito em sua atividade profissional a um ambiente cooperativo que favoreça o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas planejadas.O educando,por seu lado, tem o direito ao respeito como pessoa em desenvolvimento e como sujeito único que busca a formação para a vivência plena da cidadania.
Considerei bastante interessante a colocação da assimetria na relação entre o professor, o aluno e suas atribuições. Nada mais verdadeiro que a existência da necessidade da "confiança" entre o aluno e o instrutor. Veja agora como esta atitude permeou sempre minha relação com os professores e como dependia desta "interação" para desenvolver. O ponto de equilibrio entre o ensinar do professor e o aprender do aluno é uma linha extremamente vulnerável.Ele envolve o conteúdo a ser ministrado, a didática do professor e o aprendizado do aluno.Neste ponto é quando a "confiança" que o aluno deposita no professor se torna crucial.Afinal ele detém as informações,domina o conteúdo, a técnica, a didática e mais tarde terá o domínio do que será avaliado.O aluno por sua vez não domina o conteúdo, não conhece a didática do professor. Sua única realidade neste momento é a "implícita" confiança que deposita no professor e que dependerá dela e de suas potencialidades e vivências pessoais o desenvolvimento de seu aprendizado.
Estas colocações foram bastante elucidativas e as considero como uma análise vitoriosa do comportamento humano vivenciados dentro de uma realidade.