Um pequeno resumo do texto:
A Neurociência da aprendizagem é o estudo de como o cérebro aprende.Conhecer o papel do hipocampo na consolidação de nossas memórias,a importância do sistema límbico responsável por nossas emoções, desvendar os mistérios que envolvem a região frontal, sede da cognição,linguagem e escrita e outros facilitam o uso de aplicar técnicas efetivas que facilitem a aprendizagem.Conforme a neurociência a aprendizagem ocorre quando dois ou mais sistemas se interrelacionam. Os games possibilitam estimular o raciocínio lógico, a atenção, a concentração, os conceitos matemáticos e outros.Outra grande descoberta da neurociência é que por meio de atividades prazerosas e desafiadoras, o "disparo" entre as células neurais acontece mais facilmente.O grande desafio é estabelecer estratégias adequadas para que tudo aconteça. Uma aula enriquecida com esses pré-requisitos é mágica, envolvente e dinâmica.
Algumas sugestões a serem seguidas:
1. Estabeleça responsabilidades para o grupo.Crie regras para manter a organização da sala,inclusive no cuidado com os materiais;
2.Estimule todos os sentidos: visual,tátil e auditivo nos trabalhos realizados;
3.Crie um tempo para o descanso. Isto estimula o hipocampo(memórias);
4.Estabeleça rotinas para a realização de trabalhos individualmente, em dupla e em equipe. O trabalho não individualizado ativa as regiões límbicas (emoções);
5. Trabalhe o conteúdo de várias formas, para dar tempo igual de aprendizagem aos mais rápidos e aos mais lentos.
6.Administre bem os conflitos na sala de aula.
A Neurociência desvendando os mistérios que envolvem o cérebro na hora da aprendizagem,possibilitaram que os transtornos comportamentais e da aprendizagem sejam mais compreendidos pelos educadores e com isto possam usar estratégias mais adequadas a cada caso.
Comentários:
Conforme outras publicações sobre o assunto podemos acrescentar:
"Lembrar/recordar é recriar, o melhor possível, o mesmo padrão de atividade neural como se o evento real estivesse ocorrendo de novo.Assim a memória funciona melhor quando se recria o contexto onde/quando o evento aconteceu e a maneira como foi armazenado".
"Toda aprendizagem se relaciona com àquela prévia dos anos iniciais. O cérebro ainda está em desenvolvimento ao longo da adolescência,particularmente o córtex pré-frontal; O professor pode discutir em breves pinceladas o conteúdo da aula atual, de modo a ativar os conhecimentos meio adormecidos, daqueles que já os possuem. Uma forma de fazer isto seria solicitar aos alunos que façam trabalho de recuperação/revisão.".
""Aprender é uma tarefa cognitiva complexa que requer tempo e períodos de prática.O aprender torna-se mais significativo quando as lições são aplicadas às situações da vida real.O professor deve ajudar o aluno,pelo diálogo, a ver as implicações práticas do que aprenderam".
"A investigação mostra também que a capacidade de leitura e escrita do aluno e as horas passadas nestas atividades, aumenta a perícia na disciplina escolar.Porisso deve-se indicar sempre leituras complementares (artigos,tarefas para casa)". (Amauri Betini Bartoszeck, Fellow in Basic Medical Education).
Resumindo: A neurociência tem contribuído profundamente no desenvolvimento das técnicas de aprendizagem.E muito ainda deverá ser esclarecido.Mas podemos constatar,felizmente,que muitas práticas efetuadas até agora na área,se enquadram nas proposições apresentadas pelos estudos científicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário